Confidentes coincidentes

“Eu quero me sentir solteira de novo”. A frase não foi ditada nem ouvida por mim e, desde o dia que soube dela fiquei pensando em escrever sobre isso. Há mais de um mês quero escrever sobre este tema, que veio da minha “conversa entreblogs”.


“Eu quero me sentir solteira de novo”. Como alguém termina um relacionamento com esta justificativa? Acho que só a maturidade explica... Não era mais verdadeiro: o amor acabou? Não consigo imaginar que alguém não queira estar com outro porque quer ser solteira (de novo).

“Eu quero me sentir solteira de novo”. A vida não volta. Como me disse o Paulo, “embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim” – citando Chico Xavier. A vida não volta. O que ela pensa? Que terá a vida que tinha há dois, três, quatro anos? Não, não terá. E sabe por quê? Porque as pessoas mudam...


“Eu quero me sentir solteira de novo”. Quer ir para a balada com os amigos, como fazia antes? Hum... quem sabe os amigos não estão mais solteiros. Quer fazer coisas que fazia quando estava só? Mas o que fazias? Uma delas era procurar alguém. As outras todas podem ser feitas com companhia. (Inclusive com a companhia descartada. E, além disso, um relacionamento é feito de trocas. Pode-se fazer coisas sozinha...) A cidade muda, os amigos mudam, a vida muda. Não terás de volta o que “perdeste” nos anos de namoro. Infelizmente, não há como recuperar o tempo. Os interesses mudam.


“Eu quero me sentir solteira de novo”. Não terás aquela vida de volta. Então, pensa que talvez a relação não estivesse boa e que o motivo, de fato, é outro.


“Eu quero me sentir solteira de novo”. Engraçado. Pessoas como eu, depois de um tempo, não querem mais esta frase. E sabe por quê? Porque se dão conta que o tempo passa e que nem tudo é material. Porque se dão conta que o tempo passa e dá um medo de solidão eterna. Porque se dão conta que o tempo passa e fica apertado para construir os sonhos não materiais. E corre-se contra o relógio, da biologia.

“Eu quero me sentir solteira de novo”. Eu não quero, por mais que tenha saudades de muitas coisas que fazia sem estar com alguém do meu lado – programas que foram deixados de lado, em preferência a outros; ou que diminuíram a intensidade por falta de companhia.


“Eu quero me sentir solteira de novo”. Eu não quero. Mas não tenho opção. E, talvez, por isso, só hoje tenha conseguido escrever sobre o tema “entreblogs”.

Comentários

Postagens mais visitadas