Cacetinho

de Ricardo Freire, do Guia do Estadão

Ela me pegou no bote, tentando fotografar com o celular a etiqueta que informava o nome e o preço daqueles pãezinhos.
- Ha, ha! Nunca viu um cacetinho antes?
No que eu respondi, na xinxa:
- Bem capaz!
Rimos os dois. Só fala "Bem capaz!" quem já viu muito cacetinho na vida. Passamos, então, às apresentações formais. Começando com a informação fundamental:
- Colorado ou gremista?
Ela também era colorada. E já era o terceiro dia seguido que vinha ali. Dessa vez, tinha trazido a filha.
- Eu falo pro meu marido: vou até ali o Rio Grande e já volto.
Não sou só eu, nem a minha nova amiga colorada. A colônia gaúcha inteira da cidade está em êxtase. São Paulo agora tem um supermercado que vende pão cervejinha, cuca de banana, erva Barão, doce de leite Mu-Mu, ximia Piá e mostarda Rib's. "Bergamota, R$ 1,49 o kg", dizia o cartaz pairando sobre a banca de tangerinas. Claro que eu fotografei, também.
Pelas minhas contas, esse Zaffari que abriu junto com o novo shopping Bourbon, na Pompéia, chegou com pelo menos vinte anos de atraso. Quando desembarquei por aqui, no meio da década de 80, os supermercados paulistanos eram um lixo. O melhorzinho da época, o Eldorado, não chegava aos pés daquilo a que estávamos acostumados em Porto Alegre. Hoje São Paulo tem supermercados excelentes. Mas nenhum outro tem prateleiras que tratam a gente por "tu".
- Jorge! Vem cá. Escuta, Jorge, é verdade que dá pra encomendar torta Marta Rocha?
Jorge é o padeiro/confeiteiro – importado, claro. Minha amiga colorada já é íntima dele. Ainda bem. Se não fosse por ela, como eu saberia que agora é possível comer torta Marta Rocha (camadas de bolo de dois ou três sabores, entremeadas com fios de ovos, doce de ameixa e duas polegadas de suspiro) sem passar por Congonhas nem por Cumbica?
Mas o Zaffari não é só uma Feira de São Cristóvão para retirantes que emigraram de Varig. O Zaffari está para os gaúchos assim como, sei lá, o Gantois está para os baianos. Está pensando o quê? O vice-governador do Rio Grande veio para a inauguração do shopping. Quando a prefeitura ameaçou não dar alvará de funcionamento, fiquei com medo de um conflito bélico – meu certificado de reservista é de lá.
Não encomendei nenhuma Marta Rocha, mas aproveitei para fazer um estoque de mostarda Rib's (mais ardida que wasabi). Ao passar pelo caixa, quase perguntei:
- Aceita pila?

Comentários

Anônimo disse…
uahuahuhauhaaa GENTEEEEEEEEEEE acredita q ainda não fui lá? Mas PRECISO dar um jeito nisso URGENTE pq estou com desejo de mu-mu de bib's de martha rocha de cuca.... de tanto ler depoimentos sobre este super!
Logo logo deixarei aqui meu depoimento pós visita, me aguarde!

Postagens mais visitadas