Biruta


Biruta é:

s.f. Aparelho destinado a indicar a direção dos ventos (o dos aeródromos tem a forma de uma bolsa cônica que se prende à extremidade de um mastro).

Não sei se quando eu acionei a minha biruta ela indicou que o vento estava para a esquerda e eu fui pra direita. Ou quem sabe tenha ido na direção do vento. Só o tempo dirá. 
O fato é que, no início do ano, me dei conta que não realizaria meus sonhos na cidade que escolhi para viver e, inevitavelmente, mudaria de lugar. Mas eram sonhos, temporariamente, incompatíveis. E apesar de o coração querer que eu me movimentasse para a dimensão baixa,  a intuição dizia que iria para a diagonal direita alta. Coisas da dança...
Talvez a minha bússola esteja biruta.

Adj. e s.m. e f. Bras. Pop. Diz-se de pessoa inquieta, meio amalucada: mulher biruta; ele é um biruta.
Há três anos, quando voltei pra cá, pensei que colocaria minha âncora e aqui construiria a minha vida profissional e minha família. Mas profissionalmente eu queria mais, e a cidade escolhida não me deu. Nem a família que um dia pensei em construir. 
Então, sigo minha intuição. E por segui-la e ter talvez uma personalidade forte, um jeito de ser e vestir de personagem - de tirinha, de filme ou de literatura infantil - ouvi de um amigo:
- Eu não casaria contigo nunca. 
Logo ele, que muitos acharam um dia que seria meu par. Logo ele, meu irmão-amigo. 
- Lógico que não, eu respondi. Tu casaste com uma patricinha. 
- É eu sou careta demais pra conviver contigo, não conseguiria, ele me disse. 
E fiquei os dias seguintes a pensar que sou incompreendida. Talvez, nesses anos todos, apenas uma pessoa tenha de fato me compreendido e aceitado como eu sou, porque também tinha a alma de artista. Mas ele não queria me dar a família que eu queria...
Talvez eu seja meio birutinha porque aciono a minha bússola mais biruta ainda atrás dos sonhos. Mas, no fundo, tudo o que eu queria era um porto pra ficar, onde todos os sonhos pudessem ser realizados. 
Até encontrá-lo, sigo a biruta e para onde ela aponta. Neste exato momento: Salvador. Então tá: só faltará morar no Norte, porque nas outras regiões todas eu já estive. 

Comentários

Postagens mais visitadas