Quanto tempo dura um luto?

Quanto tempo dura um luto?
Passado tanto tempo, ao ouvir uma canção, meu coração me leva para aquele dia. Dois olhos, inchados de tanto chorar, se olhavam. Dois olhos marejados, que não conseguiam mais falar nada.
Não, eu não queria despedidas. Eu tinha raiva, muita raiva. Por que me colocaste de novo em tua vida? Por que brincaste com os meus sentimentos desse jeito? Por que eu me permiti?
Então eu nunca mais veria aquele ser, falaria, teria contato. Estava de mudança, de novo, quando em outros momentos decisivos nossos. Ou eram as mudanças que tornavam os momentos decisivos?
Eu pensava, se estando perto, estamos distantes, como será, então, quando eu estiver mais longe ainda? Se distantes poucas horas, não nos vemos, como será com o dobro dessas horas? Para mim eram questões tão pertinentes porque desde o reencontro a minha vontade era simplesmente acabar com a distância. Se isso significava eu me mudar, eu sair do lugar que escolhi para viver, tudo bem.
Então, talvez eu transformasse aquele momento em mais doloroso do que poderia ser. Mas para mim, ele era decisivo. Ir para mais longe significava um afastamento imenso, talvez irreparável. Significava, então, a decisão de 10 anos antes, de mudança definitiva de vida, sem chance de volta.
Mas eu não tive coragem de cortar o cordão umbilical. E aquela canção me leva para aquele aeroporto, de novo. O mesmo, que tanto tempo antes, me fez chorar. O mesmo de onde a palavra fica não saiu. O mesmo... Os mesmos personagens frente a frente, de novo.

E a canção me diz: "Mas agora com certeza eu enxergo. Que no fim eu amei por nós dois”. 
E eu pergunto: quanto tempo dura um luto?

Comentários

Postagens mais visitadas