Os alemães vieram ao Brasil e...(o viral que circula na internet)

Circula na internet, nos últimos dias, um texto viral, com a imagem da seleção alemã, que começa assim: Os alemães vieram ao Brasil e... o texto exalta tudo o que eles fizeram aqui no Brasil e  termina perguntando: tem como não torcer para eles?

Tem, tem sim. Para mim, futebol é mais que razão, é emoção. Mas, se formos pensar em razão, então vamos aos fatos:




Os alemães vieram ao Brasil e...

- Compraram um terreno, Não foi bem isso. Inclusive, ficaram insatisfeitos com o que o Brasil oferecia em termos de hotelaria. Ver mais em: http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/turismo/noticia/3103821/instatisfeita-com-hoteis-brasil-alemanha-constroi-proprio-alojamento-para-copa

Outras informações sobre o projeto turístico em: http://espn.uol.com.br/noticia/377356_fim-do-misterio-ct-da-alemanha-existe-ha-cinco-anos-e-e-na-verdade-projeto-imobiliario

- Construíram um condomínio, Fizeram uma parceria com o João Dória Júnior e esse condomínio é um empreendimento turístico. Ver mais em: http://www.economyflat.com.br/noticias/alemanha-vai-deixar-legado-na-bahia-condominio-turistico-e-escola-de-hotelaria/

- Incentivaram a reforma de um centro de saúde, Não encontrei nenhuma matéria sobre isso. O que a prefeitura de Cabrália diz que é eles doaram dinheiro para uma ambulância e uma escola.

- Construíram um campo de futebol, Para usarem, dentro do centro de treinamento (todo centro de treinamento de futebol tem que ter campo de futebol, né?) Ver mais em: http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/02/alemanha-ct-na-bahia-recebe-licenca-ambiental-e-ficara-pronto-em-45-dias.html

- Doaram uma ambulância,Sim, doaram a grana para uma ambulância (ou veículo para atendimento médico), conforme as notícias locais. Ver mais em: http://www.secom.ba.gov.br/2014/07/119956/Selecao-alema-se-despede-dos-baianos-e-diz-que-Bahia-foi-a-melhor-escolha.html

- Incentivaram a criação de um programa de escola em tempo integral,Não encontrei matéria alguma sobre o tema, apenas que doaram dinheiro para uma escola, para material escolar e móveis.Ver mais em: http://acritica.uol.com.br/craque/gol-placa-Alemanha-Copa_0_1172882719.html


- Contrataram as pessoas da cidade, gerando dezenas de empregos, E iam contratar da onde? Da Alemanha? Os alemães viriam para o Brasil para serem pedreiros, garçonetes, camareiros?

É bom lembrar também que a área é de preservação ambiental – precisou de licença para o corte de árvores – e, costuma-se, pela legislação brasileira, exigir compensações. Ver mais sobre a licença em: http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/02/alemanha-ct-na-bahia-recebe-licenca-ambiental-e-ficara-pronto-em-45-dias.html

Mais tarde a seleção alemã chegou e...

- Quando não estavam treinando, estavam socializando com as pessoas na cidade e na praia,  Há o famoso vídeo, com algumas imagens. Mas é bom lembrar que
para chegar na vila de Santo André é preciso atravessar o Rio João de Tiba, por balsa, da Prefeitura.

- Participaram de festas com a população, As festas foram mostradas no famoso vídeo ao som de Tieta. Da imprensa local, há notícias apenas de festas de recepção a eles, feita pelos nativos.

- Interagiram com os moradores locais e ouviram suas demandas, 
Na verdade, conforme a imprensa, os nativos que foram interagir com eles. “No único treino aberto ao público, no dia 9 de junho, cerca de 20 indígenas da Escola Indígena Pataxó de Coroa Vermelha haviam "invadido" o treino da Seleção Alemã, e dançado com os jogadores”. Não há notícia alguma de “ouvir demandas”.

- Vestiram a camisa de um time local, É costume dos jogadores de futebol vestir a camisa de um clube local. Em Porto Alegre, teve alemão que colocou a camisa do Grêmio. O fato é que, coincidentemente ou não, o vídeo com a camisa do Bahia só circulou dia 9 de junho, depois da surra que deram na gente.

Quando ganharam da nossa seleção...

- Nunca desrespeitaram os brasileiros, Não vi desrespeito de boa parte dos jogadores de outros países durante a Copa. Talvez os croatas colocando a bunda de fora? Não sei... No caso do jogo, por que nos desrespeitariam? Já haviam nos humilhado com sete, em casa...

- Supostamente combinaram no intervalo do jogo diminuir o ritmo para não desrespeitar a seleção anfitriã, Essa é a pior de todas! Não queriam nos “humilhar” e, mesmo ganhando o jogo, insistiram e meteram 7?

- Mostraram que seus ídolos são os nossos jogadores do passado, 
De novo, coincidentemente ou não, só falaram dos ídolos depois da surra que nos deram. Por isso, mais uma vez o porta-voz foi Podolski, o legítimo RP em campanha pela torcida brasileira.

- Foram humildes após a goleada e tiveram classe para ganhar,
Por que postaram que era para respeitar a amarelinha? Para mim,  jogada de marketing para ganhar a nossa torcida.

- Postam nas redes sociais mensagens de incentivo ao povo brasileiro e agradecimento pela hospitalidade, Uma jogada de marketing para ganharem a nossa torcida, afinal, nos deram uma surra em campo. Sim, tem que agradecer a hospitalidade pois, como já foi dito, foram recebidos com festa.

E por falar em marketing, olha o que diz esse moço aqui, sobre a seleção alemã:



E vão deixar tudo que construíram por aqui. E dá para levar no avião?


Neste domingo, o Brasil não está em campo e o brasileiro torce para quem quiser – se quiser, inclusive, não torce. Mas não dá para querer ganhar uma torcida com um viral desses, com várias inverdades. Independente do viral e de todos esses elogios à Alemanha, minha torcida é outra.
O que me intriga é, nós, brasileiros, cairmos nesta jogada de marketing. Pior, ficarmos repassando um viral sem ir atrás dos fatos – tudo para justificar que não torceremos para a Argentina.
Fico a me perguntar se isso não tem a ver com o nosso complexo de vira-lata (não gosto desse nome, pois tenho um vira-lata). Então, os alemães fizeram maravilhas no nosso país, precisamos torcer por eles. Gente, eles não aceitaram o nosso país, rejeitaram todos os CTs oferecidos e foram buscar uma parceria para fazer o CT deles! A impressão que me passa é: “aí nesse país subdesenvolvido não tem nada e a gente tem que levar daqui”.E, mesmo assim, a gente torce por eles?
Repito, pra mim, futebol é emoção e não razão. Mas, se eu fosse escolher a razão para torcer neste domingo, também não seria para eles.  

Comentários

Anônimo disse…
ALEMANHA!!!!
ALEMANHA!!!
ALEMANHA!!!!
Anônimo disse…
Parabéns para o(a) autor(a)do presente trabalho, ensina ao brasileiro idólatra precisa aprender a deixar de sê-lo e conhecer melhor sobre o que faz e o que fala.

@rcrevelone
Boa! Gostei.
Anônimo disse…
Agora vota na dilma e publica textos de apoio pra ela, kkk
Leticia disse…
Eu torci para eles, mas por razões pessoais diversas, uma delas é que acompanho o trabalho deles (não só como seleção, mas nos clubes) há quase 6 anos. Não seria uma série de virais que me fariam torcer mesmo tendo levado 7 a 1. Muito bem posto o que vc escreveu. E tava na cara que a simpatia era jogada de marketing, mas muita gente acredita na "espontaneidade".

Postagens mais visitadas