Katrina/Catarina

Ao ver as imagens da inundação em Santa Catarina, a imagem que lembrei foi a de Nova Orleans, abatida pelo furacão Katrina.
Nunca na minha vida tinha visto algo assim, tão terrível, tão perto.
Por diversas vezes tenho visto desmoronamentos em Santa Catarina, "quedas de barreiras" em estradas, como no Carnaval passado. Do mesmo modo, casas desabando no Rio de Janeiro em todo o começo do ano. É normal.
Em minhas férias de 2001 ia subir de carro para Brasília (o que o fiz) e ficar uns dias na casa de uma amiga em Blumenau (que conheci em Pelotas e que não via há algum tempo). Estava entre setembro e outubro e as chuvas começaram. Quedas de barreira bloqueavam as estradas acima de Florianópolis e minha amiga precisou sair de casa porque o rio estava subindo. Minha subida foi adiada e a estada, diminuída. Minhas férias já estavam quase acabando quando consegui atravessar o rio Mambituba e fiquei apenas uma noite lá. Não tinha mais tempo. E porque? Porque tive de esperar a chuva passar para sair do Rio Grande.
Na ocasião, muita gente ficou desabrigada em Blumenau. Mas, quando cheguei, em plena Oktober, "a parte nobre" da cidade já estava bem e o clima era de festa. No entanto, houve uma enchente. Como há todos os anos no Rio de Janeiro, no verão.
E nada tem sido feito. Sistematicamente. A nós, que só usamos as praias de Santa, mas não vivemos lá, nos resta apenas uma coisa: ajudar. E retribuir a beleza daquele lugar.


A Folha de hoje fala da comparação que citei acima.

Comentários

Leandro disse…
Conheço aquela região (morei muitos anos em Jaraguá do Sul e tenho parentes em Floripa) e fico impressionado com a situação toda.

Postagens mais visitadas